martes, 25 de enero de 2011

Comentario de Roberto sobre a súa saída a Cee e Fisterra

No dia 17-01-11, tive a oportunidade de realizar uma vontade que sentía a tempo, uma experiencia que me surprendeu muito poisitivamente e máis gratificante do que imaginava.

Foi quando tive a sorte de poder sair un día de dentro desses quatro muros, a "cárcel", na companhía de dois professores e outro interno para impartir palestras informativas e sobretudo concientizantes, no meu punto de vista, aos alunos de institutos da rúa, nesse caso en Cee e Fisterra.

Depois de uma rápida apresentaçao feita por nossos professores pudemos contar aos rapazes o que nos parecía oportuno sobre nossa actual realidade na cadeia e nossas vivencias antes do ingresso na prissao. Tentando fazer, os que precisao, pensar e reflexionar sobre possiveis erros que ven comentendo ou para que todos nao cheguem a cometer os mesmos falhos que nós. Logo, para mim, o momento máis descontraído foi responder as perguntas dos rapazes sobre nossa "vida" na cadeia, ate porque pela pouca habilidade de falar em publico, no meu caso, se tornou máis doado desenvolver uma conversaçao sabendo quais eram as dúvidas dos pequenos, algumas que chegan a ser até engraçadas para nós presos como por exemplo "os dao de comer na cadeia?"; máis que provam a pouca informaçao que os rapazes tem sobre un "mundo" tao real e que pode estar máis perto deles do que pensam, onde é bem fácil entrar ou cair más muito triste e difícil de sair, como é a cadeia.
Confesso que antes pensava en participar de uma dessas saídas sobretudo para que me avudassen cos meus beneficios penitenciarios e para estar um dia ou umas horas fora dessa "Selva" de cimento e ferro em que vivemos, coisa que com certeza ainda tenho en conta más depois de viver esse momento posso dizer que o melhor, mais recompensador e que me fez voltar nesse dia á cadeia muito bem comigo mesmo é a sensaçao de estar fazendo verdadeiramente uma boa açao, coisa que a tempo nao sentía e ainda máis depois de receber os comentarios da garotada agradecendo e pedindo novos encontros.
A todos os alunos que partiparam dessas palestras e aos professores dos dois colegios, eu mando meus cumprimentos pelo recebimento que nos proporcionaram igual que a direçao da Escola do Centro por dar-nos essa oportunidade e aos nossos professores Juan Luis e Marián que fizeram, a César e a mim, uma companhia muito agradável nesse dia.
Até a proxima!

Roberto

No hay comentarios:

Publicar un comentario